sábado, 9 de novembro de 2013

Subiu a captura de peixe no Zaire

Jornal de Angola - online
6 de Novembro, 2013

Cerca de 50 toneladas de pescado foram capturadas no município do Soyo, província do Zaire, durante o terceiro trimestre do ano em curso, informou o responsável provincial da pesca artesanal e aquicultura, Álvaro Jorge.

 
Em relação a igual período do ano passado, registou-se um aumento de 30 toneladas. Esses resultados devem-se ao reforço das medidas de fiscalização da costa marítima e fluvial e que desencorajou a pesca ilegal por parte das embarcações piratas, provenientes sobretudo da República Democrática do Congo (RDC).
“Durante este período não recebemos qualquer reclamação por parte dos nossos pescadores sobre eventuais casos de arrastos ou roubos de artefactos dos pescadores”, disse. Os indicadores obtidos neste período podem melhorar caso haja mais técnicos que se responsabilizem pela fiscalização. A nível da província do Zaire, o Instituto de Pesca Artesanal dispõe apenas de dez técnicos para um universo de 1.200 pescadores da orla marítima e 800 da costa fluvial, subdivididos em 90 associações e 100 cooperativas. A pesca artesanal da costa marítima e fluvial da província do Zaire conta com cerca de 1.200 embarcações motorizadas de diversos tipos.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário