
Empresa está confiante para os seus mercados e prevê continuar a registar um crescimento das vendas de dois dígitos em 2013. Os lucros do terceiro trimestre ficaram abaixo do esperado.

31 Outubro 2013, 07:46 por Patrícia Abreu | pabreu@negocios.PT
A Jerónimo Martins encerrou os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 280,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 3,3% face a igual período do ano passado. Já as receitas subiram 11,5%, para 8,7 mil milhões de euros.
Tendo em conta apenas o terceiro trimestre os lucros ficaram nos 115 milhões de euros, o que se situa abaixo do previsto pelos analistas contactados pela Reuters, que aguardavam 124 milhões de euros.
Em comunicado enviado à CMVM, a empresa adianta que atingiu um EBITDA de 573,2 milhões de euros, o que compara com os 531,8 milhões registados no período homólogo.
“Nestes primeiros nove meses do ano, as companhias do Grupo reforçaram as suas posições de liderança nos mercados onde operam, mesmo perante um ambiente que se tornou mais difícil e mais desafiante”, disse Pedro Soares dos Santos no mesmo documento.
Na polónia, o principal mercado da empresa, as “vendas de retalho alimentar cresceram 2,9% nos nove meses, com um crescimento de 4,7% no terceiro trimestre, incluindo uma inflação alimentar de 2,5% no terceiro trimestre e 2,1% nos primeiros nove meses do ano”, refere o documento.
A empresa mantém-se focada na expansão na Polónia, onde a Biedronka inaugurou 128 novas lojas nos primeiros nove meses do ano, prevendo para abrir 290 novas lojas até o final do ano.
Relativamente à actividade em Portugal, a Jerónimo Martins destaca o ambiente difícil, embora com alguns sinais de estabilização no mercado de retalho alimentar. As vendas no retalho alimentar cresceram 1% até Setembro.
“O Pingo Doce manteve a actividade promocional forte e eficaz iniciada no ano anterior. A companhia obteve um forte crescimento de vendas comparáveis de 5% no trimestre (excluindo combustível), com as vendas totais a aumentar 4,1%. Nos primeiros nove meses, o crescimento foi de 3,6% (excluindo combustível) e as vendas totais cresceram 3,8%, permitindo ao Pingo Doce aumentar a sua quota de mercado”, adianta a companhia.
Crescimento das vendas de dois dígitos em 2013
A Jerónimo Martins prevê investir 600 a 650 milhões de euros ao longo do ano, dos quais 70% serão investidos na Biedronka e cerca de 50 milhões de euros na Colômbia. As vendas deverão continuar a registar um crescimento de dois dígitos em 2013.
“O EBITDA do grupo irá aumentar ligeiramente abaixo do nível das venda devido a um maior investimento em preço na Polónia e ao impacto do investimento nos novos negócios”, antecipa a empresa, acrescentando que “excluindo o impacto dos novos negócios, esperamos um forte crescimento do EBITDA e do resultado líquido das restantes áreas de negócio”.
Em Portugal, a companhia adianta que um novo centro de distribuição será concluído até ao final do ano, enquanto que na Colômbia, a Ara irá terminar o ano com 35 a 40 lojas.
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