quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Desenvolvimento passa pela revitalização da agro-pecuária e pescas

Eusebio de Brito, que falava na segunda sessão do Conselho de Auscultação e Concertação Social, que decorre no auditório do Instituto Médio Politécnico, referiu que estas áreas se afiguram como o garante do aumento da produtividade local e da geração de novos postos de trabalho.
De acordo com o responsável, neste contexto, a cultura do café merecerá atenção, devendo igualmente ser reforçada a produção do algodão e do palmar tendo em vista o crescimento da produção interna.
Segundo o governante, encontra-se igualmente em projecção a recuperação do sector das pescas, através da elaboração de programas para o seu relançamento sob a orientação do Ministério de tutela.
No plano industrial, acrescentou estar na forja o surgimento de dois pólos industriais em Porto Amboim e Cela, desenvolvida no corredor da bacia leiteira da Cela, na região do Waku Kungo, estendendo-se até à Kibala.
Outra prioridade do executivo assenta no comércio rural, associado à projecção de uma nova cadeia logística comercial, com o estabelecimento de novas áreas de armazenamento e conservação de produtos agro-pecuários, tutelados pelo Ministério do Comércio.
Na sua óptica, este programa irá promover o desenvolvimento socio-económico, com a comercialização de toda a produção pecuária existente na província e deste modo contribuir para a recuperação de todo o tecido social mais vulnerável e o aumento do rendimento das famílias no meio rural.
Para o exercício económico 2014, o programa de Investimentos Públicos (PIP) vai empregar um valor na ordem dos 17.381 milhões de kwanzas e contempla 69 projectos, distribuídos nas áreas da educação, saúde, energia e águas, Juventude e desportos, Ordenamento do território e habitação, Justiça e Interior, estradas secundárias e elaboração de estudos e projectos.
No encontro foram apresentados, além do PIP 2014, o Plano de Desenvolvimento provincial de Médio Prazo 2013/2017, programa agro-pecuário do Kwanza Sul, contribuições da sociedade civil sobre as conclusões e recomendações do Fórum Empresarial e Produtivo do Waku Kungo, decorrido em Maio último.
Foram ainda informados sobre o projecto da rede de transportação de energia electrica Gabela/Ebo/Kibala/Waku Kungo, do programa de combate a malaria e do projecto/plano de prevenção rodoviária.
(AngolaPress, 21/08/2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário